Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Cirineu Ferreira da Silva - PSB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    Cirineu Ferreira da Silva
História do Município de Ribeirão Grande

Ribeirão Grande é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude24º05’57” sul e a uma longitude 48º21’55” oeste, estando a uma altitude de 690 metros. Sua população, segundo o censo de 2010, é de 7.419 habitantes. Possui uma área de 332 km².

É provável que o povoado de Ribeirão Grande surgiu a partir da vinda de dois irmãos Manoel Nunes Ferreira e Francisco Nunes Ferreira, que ergueram suas casas as margens do rio Ribeirão que mais tarde deu origem ao nome do município. O fato se deu por volta de 1800, é marcante o grau de parentesco dos moradores de Ribeirão Grande, com o desenvolvimento foram chegando pessoas de outras localidades, e o povoado começou pouco a pouco a crescer, é sabido também que o povoado do Ribeirão dos Cruzes surgiu primeiro que Ribeirão Grande, uma característica bastante peculiar que podemos notar é que a família ribeirão-grandense são descendentes de portugueses podemos citar alguns sobrenomes: Silvério, Amantino, Ferreira etc… ao longo do tempo personalidades marcantes se destacaram na ajuda e construção da igreja como Francisco Silvério Ferreira que doou a imagem do santo padroeiro do município Paulino Amantino Ferreira que doou o terreno para a construção da escola.

Localização e Limites:

O Município de Ribeirão Grande localiza-se no Vale do Alto Paranapanema, na região sudoeste do Estado de São Paulo, a cerca de 230 Km da capital a uma latitude 24º05’57” sul e a uma longitude 48º21’55” oeste. O município é cercado por mata atlântica que corresponde cerca de 40% da área territorial do município, onde esta localizado uma das maiores jazidas de calcário da América Latina. Sua principal característica é ser formado por montanhas com alto relevo e grandes rios que cortam todo território, fazendo divisa com Capão Bonito, Guapiara, Iporanga e Eldorado.

Gentílico (como se chama quem mora em Ribeirão Grande):
Ribeirão-grandense

Área Territorial Total:
335 km2

Área Territorial Urbana:
635,00 Hectares de acordo com a Lei Municipal nº 039 de 30 de Dezembro de 1993 que define a área do perímetro urbano do município.

Área Territorial Rural:
317 Km2

Altitude:
690 m

Principais Rios:
Rio das Almas, Rio das Conchas e Rio Ribeirão Grande.

Criação do Município:
30 de Dezembro de 1991, pela Lei nº 7664 e foi implantado a partir de 01 de Janeiro de 1993.

Data de Emancipação Político Administrativa:
19 de Maio.

Prefeita:
Professora Eliana Santos
Gestão 2017–2020

Limites:
Norte: Capão Bonito.
Sul: Guapiara, Iporanga e Eldorado.
Leste: Capão Bonito.
Oeste: Capão Bonito.

População do Município: ( Censo Populacional de 2010)
7.419 habitantes.

Transporte por ônibus:
Linha Capão Bonito – Ribeirão Grande – Sumidouro
Empresa Expresso Amarelinho
Site: http://www.expressoamarelinho.com.br/.